Dinâmica • Volta às aulas – Arvore de afeto

❤️ Propostas de Atividades de Interação e Engajamento na Etapa de Alfabetização – Dinâmica • Volta às Aulas – Árvore de Afeto 🌳

Objetivo: Promover a interação, o engajamento e o acolhimento das crianças na etapa de alfabetização através da dinâmica “Árvore de Afeto”. Esta atividade visa fortalecer os laços entre os alunos e criar um ambiente acolhedor e colaborativo.

Material Necessário:

• Cartolina grande ou papel kraft para desenhar a árvore
  • Folhas de papel colorido cortadas em forma de folhas
  • Canetinhas ou lápis de cor
  • Cola ou fita adesiva
  • Adesivos e enfeites para decorar a árvore

Passo a Passo da Dinâmica:

1. Preparação da Árvore:
    • Desenhe uma grande árvore sem folhas em uma cartolina ou papel kraft. Pode ser uma árvore com muitos galhos.
    • Fixe a árvore na parede da sala de aula onde todos possam ver e alcançar.
  2. Distribuição das Folhas:
    • Distribua folhas de papel colorido cortadas em forma de folhas para cada criança. As cores podem variar para dar um visual bonito e vibrante à árvore.
  3. Escrita dos Afetos:
    • Peça às crianças que escrevam ou desenhem algo positivo sobre seus colegas em cada folha. Pode ser uma qualidade, algo que gostam no amigo ou um agradecimento.
    • Exemplos: “Você é um ótimo amigo!”, “Gosto de brincar com você!”, “Você me ajuda muito!”.
  4. Colagem na Árvore:
    • As crianças, uma a uma, colam suas folhas na árvore. Incentive-as a lerem o que escreveram ou desenharam antes de colar.
    • Aos poucos, a árvore ficará cheia de mensagens de carinho e afeto, criando um ambiente positivo e acolhedor.
  5. Decoração da Árvore:
    • Depois que todas as folhas estiverem coladas, decorem a árvore com adesivos e enfeites. Pode-se adicionar flores, frutos ou animais para deixá-la mais bonita e alegre.
  6. Compartilhamento e Reflexão:
    • Após a colagem, reúna as crianças em círculo e peça que compartilhem como se sentiram durante a atividade.
    • Fale sobre a importância de valorizar e respeitar os colegas, e como palavras positivas podem fortalecer as amizades e o ambiente escolar.

Benefícios da Dinâmica:

• Fortalece os Laços: Ajuda a criar um sentimento de comunidade e pertencimento entre os alunos.
  • Promove o Respeito: Ensina as crianças a reconhecerem e valorizarem as qualidades dos colegas.
  • Aprimora a Expressão Verbal: Incentiva os alunos a expressarem seus sentimentos de forma positiva.
  • Desenvolve a Empatia: Ajuda as crianças a entenderem e valorizarem os sentimentos dos outros.

Dicas para o Professor:

• Crie um Ambiente Acolhedor: Certifique-se de que todos se sintam incluídos e à vontade para participar.
  • Seja Participativo: Participe ativamente da dinâmica para incentivar as crianças.
  • Adapte às Necessidades: Esteja atento às necessidades individuais das crianças e adapte a dinâmica conforme necessário.
  • Reforce Positivamente: Valorize a participação de todos e encoraje aqueles que são mais tímidos.

Sugestões de Frases Positivas:

• “Adoro brincar com você!”
  • “Você é muito criativo!”
  • “Obrigado por ser meu amigo!”
  • “Você é muito especial!”
  • “Gosto de estudar com você!”

A “Árvore de Afeto” é uma excelente maneira de começar o ano letivo, promovendo um ambiente escolar mais amigável e colaborativo. Que esta dinâmica seja o início de muitas amizades e um ano cheio de aprendizado e respeito! 🌟📚👧🧒