Proposta de Atividade: Números Salteados de 1 a 100
Ano/Série: 2º ano do Ensino Fundamental I
Área de Conhecimento: Matemática
Tema: Números e Operações
Habilidade da BNCC: EF02MA03 – Contar, ler, escrever e ordenar números naturais de até três ordens, aplicando esse conhecimento em diferentes contextos.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade de contar e escrever números naturais salteados de 1 a 100, promovendo a compreensão da sequência numérica e o reconhecimento de padrões.
Material Necessário:
- Folhas de papel
- Lápis ou caneta
- Régua (opcional)
- Cartaz ou quadro para registro dos números
- Cartões com números (de 1 a 100)
Descrição da Atividade:
- Introdução:
- Inicie a aula discutindo com os alunos a importância de conhecer a sequência numérica de 1 a 100.
- Explique que, além de contar um número após o outro, podemos contar “pulando” números, o que chamamos de contagem salteada.
- Exploração Guiada:
- No quadro, mostre exemplos de contagem salteada:
- De 2 em 2: 2, 4, 6, 8, 10, …
- De 5 em 5: 5, 10, 15, 20, …
- De 10 em 10: 10, 20, 30, 40, …
- Pergunte aos alunos se eles conseguem identificar algum padrão na contagem salteada.
- Atividade Prática:
- Distribua folhas de papel e peça para os alunos escreverem os números de 1 a 100, mas de forma salteada, seguindo uma regra que eles escolham (por exemplo, de 3 em 3, de 4 em 4, etc.).
- Oriente-os a começar a partir de diferentes números, como 3, 7 ou 9, para variar a prática.
- Desafio:
- Separe os alunos em duplas ou grupos pequenos.
- Entregue cartões com números de 1 a 100 e peça para que eles organizem os números na ordem salteada de acordo com a regra escolhida por cada grupo.
- Uma vez completado, peça para que apresentem a sequência criada ao restante da turma e expliquem a lógica usada.
- Registro e Reflexão:
- Peça para que os alunos escrevam a sequência numérica salteada no caderno e desenhem algo relacionado ao número final que alcançaram.
- Realize uma roda de conversa para que os alunos compartilhem suas observações sobre a atividade e os padrões que identificaram.
Avaliação:
- Observe se os alunos conseguem identificar e aplicar a contagem salteada corretamente.
- Verifique se eles conseguem registrar as sequências numéricas sem omitir números e se utilizam a estratégia de contagem corretamente.
- Avalie a participação e colaboração durante a atividade em grupo.
Expansão da Atividade:
- Como tarefa de casa, peça para os alunos criarem uma história curta onde os personagens contam números salteados, e incluam os números escolhidos na história.
Observação: Esta atividade visa desenvolver o raciocínio lógico-matemático e o entendimento de padrões numéricos, conforme os objetivos da BNCC para o 2º ano do Ensino Fundamental.