Atividade – Reconhecer os elementos da narrativa II

Reconhecer os elementos da narrativa: – Narrador (foco narrativo); – personagem (principal e secundários, protagonista e antagonista) e suas características físicas e psicológicas; – tempo/espaço da narrativa; – aspectos descritivos do tempo/espaço da narrativa.

A CHAVE DE OURO

Durante o inverno, bem num dia em que a neve cobria tudo, um pobre rapaz teve que sair para buscar lenha.
Depois de tê-la juntado e carregado o trenó, estava com tanto frio que decidiu acender uma fogueira para se esquentar antes de voltar para casa. Para isso, abriu espaço na neve e, preparando o solo, encontrou uma pequena chave de ouro. Deduzindo que onde houvesse uma chave deveria também haver uma fechadura, começou a escavar a terra – e encontrou um cofrinho de ferro. Então logo pensou:
— Ah, se a chave servir! Deve haver coisas muito valiosas aí dentro!
O rapaz examinou o cofrinho, mas não havia nenhum buraco de fechadura, até que finalmente achou um, tão pequeno que mal se podia vê-lo. Ele enfiou a chave, que coube direitinho. Então a girou, e agora nós todos precisamos esperar até ele destrancar e abrir a tampa, para que possamos saber que maravilhas estavam dentro daquele cofrinho.

RES`PONDA:

1) No primeiro parágrafo, pode-se perceber a época do ano em que a história se passa. Transcreva o trecho que comprove essa afirmação.

R. ___________________________________________________

GABARITO.

RESPOSTA:

1)

R. O trenó, fogueira e a chave de ouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *