Atividade – Reconhecer os elementos da narrativa I

Reconhecer os elementos da narrativa: – Narrador (foco narrativo); – personagem (principal e secundários, protagonista e antagonista) e suas características físicas e psicológicas; – tempo/espaço da narrativa; – aspectos descritivos do tempo/espaço da narrativa.


O CAMELO E O BEIJA-FLOR

Um beija-flor que morava numa floresta tropical viu-se perdido no deserto. Voou, voou e, quando estava quase morrendo de cansaço e sede, encontrou um camelo. Foi até ele e perguntou:
Como faço para encontrar uma árvore ou um arbusto onde eu possa parar e descansar?” O camelo, sempre ruminando, respondeu:
“Quem é você? O que faz aqui?!”
“Sou um beija-flor, não sei como vim parar aqui. Vivo para voar e me alimentar das flores. E você, quem é?”
“Sou um camelo. Vivo nas areias do deserto, e sinto lhe informar: aqui não tem alimento para você. Eu mesmo nunca vi uma flor. Mas sei que há um oásis, bem longe daqui, onde há bastante água. Lá deve haver plantas, frutos e, quem sabe, flores.
O beija-flor, que quase não tinha mais energia para continuar voando, suspirou fundo, fechou os olhos e deixou-se cair agonizante sobre a areia. O camelo se aproximou, abaixou e falou no seu ouvido:
“Você consegue subir na minha corcova cansada e torta?”
O beija-flor reuniu as últimas energias que tinha e subiu na corcova do camelo. Sob o sol escaldante do deserto, os dois seguiram seu caminho. Iriam procurar, juntos, o oásis distante, e o camelo finalmente saberia como é uma flor.
FRATE, Dilea. Fábulas Tortas. Cia das letrinhas: São Paulo, 2007.

RESPONDA:

1) Identifique se o narrador da fábula é um observador ou um personagem e retire uma passagem do texto que comprove sua resposta.

R._________________________________________________________

GABARITO.

RESPOSTA:

1) Identifique se o narrador da fábula é um observador ou um personagem e retire uma passagem do texto que comprove sua resposta.

R. Observador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *