(✿◠‿◠) ✌(-‿-)✌
📘 Educ Especial • Plano para Construção e Organização de Rotina – Autista-TEA
Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Deficiência Intelectual.
Objetivo Geral: Proporcionar um ambiente educacional inclusivo e estruturado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual, favorecendo o desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas, sociais e emocionais através de uma rotina organizada e adaptada.
Objetivos Específicos:
- Estruturar a Rotina Escolar:
- Criar um cronograma visual diário com atividades detalhadas.
- Definir horários fixos para cada atividade, incluindo intervalos e momentos de descanso.
- Facilitar a Compreensão e Previsibilidade:
- Utilizar sinais visuais, pictogramas e calendários para ajudar na compreensão da rotina.
- Incluir momentos de transição com avisos prévios para preparar os estudantes para mudanças.
- Promover a Independência:
- Ensinar e incentivar a utilização de estratégias para autogestão da rotina.
- Desenvolver atividades que estimulem a autonomia e a tomada de decisões.
- Apoiar o Desenvolvimento Acadêmico:
- Adaptar o conteúdo curricular conforme as necessidades individuais.
- Implementar métodos de ensino diferenciados, como o ensino individualizado e o uso de tecnologia assistiva.
- Desenvolver Habilidades Sociais e Emocionais:
- Realizar atividades que promovam a interação social e a empatia.
- Incluir exercícios de reconhecimento e expressão das emoções.
Conclusão: A construção e organização de uma rotina estruturada para estudantes com TEA e deficiência intelectual é fundamental para seu desenvolvimento integral. Este plano visa criar um ambiente educacional acolhedor e previsível, facilitando o aprendizado e a interação social dos alunos, garantindo que todos tenham as mesmas oportunidades de crescimento e sucesso.
🌟 Juntos, construímos um caminho inclusivo para o aprendizado e desenvolvimento de cada estudante. 🌟