Atividade – Conto e os elementos da narrativa.

Conto e os elementos da narrativa:

HORIZONTAL
2. É um “ser de ficção”, ou seja, um ser criado para participar de um contexto ficcional, interagindo com os demais elementos narrativos e produzindo, como resultado final, o enredo.
6. Espaço (?). Conjunto de elementos da paisagem exterior; trata-se do cenário criado pelo autor no qual será ambientada a ação.
8. Os fatos iniciais de uma narrativa.
11. Discurso caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.
14. Texto narrativo centrado em um relato referente a um fato ou determinado acontecimento.
16. Parte da narrativa em que acontece o desenvolvimento do conflito.
17. É a parte final de um conto.
19. Esse narrador tem conhecimento total dos fatos. Ele acompanha todos os acontecimentos e penetra no íntimo das personagens, revelando suas motivações, desejos e sentimentos pessoais.
20. No conto é simples e direta.
21. É o narrador que presencia a história, mas não tem a visão de tudo.
22. Tempo que acontece quando a rememoração do passado desencadeia a narrativa.
23. A (?) do narrador em 3ª pessoa é relativa, porque o texto sempre irá revelar diferentes pontos de vista sobre os acontecimentos narrados.

VERTICAL
1. É a história contada. Surge da integração harmoniosa de todos os elementos narrativos (narrador, personagem, espaço e tempo).
2. (?) ou ponto de vista. Explicita, nos textos narrativos, o “olhar” adotado pelo narrador para apresentar a seus leitores um acontecimento, personagem ou espaço sobre o qual vai falar.
3. (?) narrativo. Perspectiva a partir da qual uma história será contada.
4. Como é chamado o narrador que protagoniza a narrativa.
5. Discurso caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador.
7. Tempo que pode ser medido em horas, meses, anos, séculos.
9. É a junção do discurso direto e do discurso indireto, ou seja, há uma proximidade entre o narrador e o personagem sem que haja uma separação das falas de ambos.
10. Tempo referente ao momento histórico em que se situam os fatos narrados.
12. Espaço (?) ou psicológico: as vivências da personagem, seus sentimentos, seus sonhos, seus pensamentos, aquilo que permite ao leitor conhecer a motivação para seus comportamentos.
13. Está presente no discurso direto.
14. Momento em que o conflito atinge seu ponto máximo.
15. Fluxo de (?). Trata-se de uma técnica utilizada para expressar, por meio de um monólogo interior, os vários estados de espírito e emoções que caracterizam uma personagem.
18. É o nome que se dá ao recurso de fazer com que a narrativa volte no tempo por meio das recordações do narrador.

GABARITO:

HORIZONTAL
2. PERSONAGENS— É um “ser de ficção”, ou seja, um ser criado para participar de um contexto ficcional, interagindo com os demais elementos narrativos e produzindo, como resultado final, o enredo.
6. FÍSICO— Espaço (?). Conjunto de elementos da paisagem exterior; trata-se do cenário criado pelo autor no qual será ambientada a ação.
8. INTRODUÇÃO— Os fatos iniciais de uma narrativa.
11. INDIRETO— Discurso caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.
14. CONTO— Texto narrativo centrado em um relato referente a um fato ou determinado acontecimento.
16. COMPLICAÇÃO— Parte da narrativa em que acontece o desenvolvimento do conflito.
17. DESFECHO— É a parte final de um conto.
19. ONISCIENTE— Esse narrador tem conhecimento total dos fatos. Ele acompanha todos os acontecimentos e penetra no íntimo das personagens, revelando suas motivações, desejos e sentimentos pessoais.
20. LINGUAGEM— No conto é simples e direta.
21. OBSERVADOR— É o narrador que presencia a história, mas não tem a visão de tudo.
22. PSICOLÓGICO— Tempo que acontece quando a rememoração do passado desencadeia a narrativa.
23. IMPARCIALIDADE— A (?) do narrador em 3ª pessoa é relativa, porque o texto sempre irá revelar diferentes pontos de vista sobre os acontecimentos narrados.

VERTICAL
1. ENREDO— É a história contada. Surge da integração harmoniosa de todos os elementos narrativos (narrador, personagem, espaço e tempo).
2. PERSPECTIVA— (?) ou ponto de vista. Explicita, nos textos narrativos, o “olhar” adotado pelo narrador para apresentar a seus leitores um acontecimento, personagem ou espaço sobre o qual vai falar.
3. FOCO— (?) narrativo. Perspectiva a partir da qual uma história será contada.
4. PROTAGONISTA— Como é chamado o narrador que protagoniza a narrativa.
5. DIRETO— Discurso caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador.
7. CRONOLÓGICO— Tempo que pode ser medido em horas, meses, anos, séculos.
9. INDIRETO LIVRE— É a junção do discurso direto e do discurso indireto, ou seja, há uma proximidade entre o narrador e o personagem sem que haja uma separação das falas de ambos.
10. HISTÓRICO— Tempo referente ao momento histórico em que se situam os fatos narrados.
12. NTERIOR— Espaço (?) ou psicológico: as vivências da personagem, seus sentimentos, seus sonhos, seus pensamentos, aquilo que permite ao leitor conhecer a motivação para seus comportamentos.
13. TRAVESSÃO— Está presente no discurso direto.
14. CLÍMAX— Momento em que o conflito atinge seu ponto máximo.
15. CONSCIÊNCIA— Fluxo de (?). Trata-se de uma técnica utilizada para expressar, por meio de um monólogo interior, os vários estados de espírito e emoções que caracterizam uma personagem.
18. FLASHBACK— É o nome que se dá ao recurso de fazer com que a narrativa volte no tempo por meio das recordações do narrador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *