ATIVIDADE 19 – CEBOLINHA

ATIVIDADE SOBRE O GÊNERO TIRINHA – COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO

Leia o texto abaixo e responda as próximas questões:

1. Qual o gênero do texto e sua tipologia?

————————————————————-

2. Qual a finalidade comunicativa do texto?

————————————————————-

3. Pela expressão corporal, como está o humor do pai de Cebolinha no primeiro quadro? Por que ele está assim?

————————————————————-

4. De que modo a primeira cena demonstra para o leitor a causa do sentimento do pai do Cebolinha?

————————————————————-

5. Descreva a expressão corporal do pai do Cebolinha no 2º quadro.

————————————————————-

6. Qual foi a reação do Cebolinha diante da indignação do pai?

————————————————————-

7. O que gera humor no texto?

————————————————————-

8. Qual a figura de linguagem que denominam as três palavras que aparecem na primeira cena?

————————————————————-

9. Como os balões de fala foram desenhados? O que eles indicam?

————————————————————-

10. A advertência do pai conseguiu resolver o problema?

————————————————————-

GABARITO:

  1. Tirinha e narrativo.
  2. Divertir o leitor.
  3. A expressão contraída do rosto, a posição dos braços e as mãos fechadas mostram que ele está irritado. Ele está assim devido ao barulho, representado pela repetição do som “BUM”.
  4. Ao mostrar no lado do quadro a repetição do som “BUM”.
  5. O pai dele está com braços para cima e com a face contraída, expressando irritação.
  6. Chorar.
  7. O fato do Sr. Cebola pedir silêncio ao seu filho que batia no tambor, todavia após não fazer uso do instrumento musical, ele começa a chorar e o barulho continua incomodando a seu pai.
  8. Onomatopeia.
  9. Os balões têm contorno irregular e indicam uma fala estridente, alta, em tom de briga, reforçando o modo pelo qual o pai fala.
  10. Não, pois o barulho permaneceu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *