ATIVIDADE 01 – O MENINO MALUQUINHO – Tirinha

ATIVIDADE: Interpretação História em Quadrinhos (7º ao 9º ano)

1. A partir de que situação inicial se constrói a narrativa da historinha?

A partir do momento em que o menino Maluquinho não estar prestando atenção na explicação do avó. Assim o vô faz um comentário, e o assunto é desenvolvido.

2. De que disciplina é a tarefa escolar que o avô está ajudando o neto a realizar?

Matemática

3. Que sentido o avô deu à expressão “estar no mundo da lua”, em sua fala ao neto, no 4º quadrinho?

Significa que o menino está viajando, pensando em outras coisas e não na atividade.

4. Que sentido o neto deu à expressão?

O menino levou no sentido literal da palavra, julgando que o avó realmente pensou que ele estava na lua.

5. Explique os desenhos que aparecem nos 6º e 7º quadrinhos.

Os desenhos foram utilizados para representar a explicação de que o neto usou para dá o seu avó. Além disso, o uso da linguagem verbal complementou a visual.

6. Que função têm as aspas no texto escrito que aparece no 6º e 7º quadrinhos?

Para destacar a fala do personagem.

7. Por que o avô chega à conclusão de que o neto não será reprovado em Ciências?

Por ele consegui explanar a forma de chegar até a lua sem ter nenhuma dúvida.

8. Transcreva a fala que contém marcas da linguagem coloquial, usada em situações mais informais.

– ‘’Tô prestando, vó.’’

-“No mundo da lua”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *