Proposta de Atividades: Língua Portuguesa e Matemática – 9º ano EF2
Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem
Compreender e interpretar textos de diferentes gêneros, estabelecendo relações entre ideias, inferindo informações implícitas, e identificando o propósito comunicativo do autor.
Interpretação de Texto 📖
- Texto e propósito
Leia o texto abaixo e responda:
“A sociedade moderna apresenta inúmeros desafios no que tange à inclusão social e à promoção da igualdade. Muitas vezes, essas questões são mascaradas por discursos que pregam a neutralidade e imparcialidade, enquanto práticas discriminatórias ainda são persistentes.” Pergunta:
Qual o objetivo do autor ao escrever este texto?
A) Entreter o leitor
B) Criticar a sociedade moderna
C) Explicar a inclusão social
D) Informar sobre a igualdade social - Inferência de informações
No trecho “práticas discriminatórias ainda são persistentes”, o que o autor quer dizer?
A) A discriminação foi erradicada
B) A discriminação é sutil e ocorre em alguns casos
C) A discriminação continua sendo um problema social
D) A discriminação só ocorre em momentos específicos
Matemática
Objetivos de Aprendizagem
Resolver problemas práticos utilizando raciocínio lógico e operações matemáticas envolvendo unidades de medida, proporcionalidade e operações básicas.
Problemas Matemáticos ✏️
- Unidades de Medida – Distâncias
Um aluno percorreu 7,5 km a pé para chegar à escola. Depois de 2 horas, ele voltou para casa percorrendo a mesma distância. Quantos metros o aluno percorreu no total?
A) 7.500 m
B) 15.000 m
C) 14.500 m
D) 7.000 m - Proporcionalidade – Regra de três
Se 3 cadernos custam R$ 45,00, quanto custam 7 cadernos?
A) R$ 105,00
B) R$ 70,00
C) R$ 120,00
D) R$ 90,00 - Operações básicas – Números inteiros
Qual é o valor da expressão:
(-5) + 12 – (-7)?
A) 10
B) 14
C) 24
D) 6
Respostas
Língua Portuguesa
- B) Criticar a sociedade moderna
- C) A discriminação continua sendo um problema social
Matemática
- B) 15.000 m
- A) R$ 105,00
- B) 14