Prova Brasil – Descritor D15 – Lingua Portuguesa 5º ano

0 Compart.
Prova Brasil – Descritores Lingua Portuguesa 5º ano

Proposta de Simulado de Língua Portuguesa 5º ano – Prova Brasil

D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. 🌍


Texto 1: A água no Brasil

A água é um dos recursos naturais mais importantes para o Brasil. O país possui uma das maiores reservas de água doce do mundo, distribuída em rios e lagos. O uso consciente desse recurso é essencial para garantir o abastecimento das futuras gerações.


Texto 2: A crise hídrica

A crise hídrica é um problema que afeta muitas regiões do Brasil. Devido ao mau uso da água, algumas cidades enfrentam falta de água, o que prejudica a agricultura, a indústria e o consumo doméstico. Medidas urgentes são necessárias para evitar que essa situação piore.


Questões

1. Qual é o tema principal dos dois textos?

2. Apesar de falarem do mesmo tema, qual a diferença no enfoque entre o Texto 1 e o Texto 2?

3. O Texto 1 trata da água de forma positiva ou negativa? Justifique sua resposta com uma parte do texto.

4. No Texto 2, o autor apresenta uma situação preocupante. Qual é essa situação?

5. Em que condições você acha que o Texto 1 foi produzido? E o Texto 2? Compare a finalidade de cada um.


1. O tema principal dos dois textos é o uso e a importância da água no Brasil.

2. O Texto 1 tem um enfoque mais positivo, falando da abundância de água e da importância do uso consciente. O Texto 2 foca na crise hídrica e na necessidade de medidas para evitar o desperdício e a falta de água.

3. O Texto 1 trata a água de forma positiva, como mostra a frase: “O uso consciente desse recurso é essencial para garantir o abastecimento das futuras gerações.”

4. A situação preocupante apresentada no Texto 2 é a crise hídrica, que causa a falta de água em várias regiões, afetando a agricultura, a indústria e o consumo doméstico.

5. O Texto 1 parece ter sido produzido em um contexto de conscientização sobre o uso responsável da água, enquanto o Texto 2 provavelmente foi produzido em resposta a um momento de crise hídrica, com o objetivo de alertar e propor soluções.


Formulário Professores Vips
Rolar para cima