Educ Especial • Plano para construção e Organização de rotina -Autista-TEA

(◠‿◠) ✌(-‿-)✌

📘 Educ Especial • Plano para Construção e Organização de Rotina – Autista-TEA

Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Deficiência Intelectual.

Objetivo Geral: Proporcionar um ambiente educacional inclusivo e estruturado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual, favorecendo o desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas, sociais e emocionais através de uma rotina organizada e adaptada.

Objetivos Específicos:

1. Estruturar a Rotina Escolar:
    • Criar um cronograma visual diário com atividades detalhadas.
    • Definir horários fixos para cada atividade, incluindo intervalos e momentos de descanso.
  2. Facilitar a Compreensão e Previsibilidade:
    • Utilizar sinais visuais, pictogramas e calendários para ajudar na compreensão da rotina.
    • Incluir momentos de transição com avisos prévios para preparar os estudantes para mudanças.
  3. Promover a Independência:
    • Ensinar e incentivar a utilização de estratégias para autogestão da rotina.
    • Desenvolver atividades que estimulem a autonomia e a tomada de decisões.
  4. Apoiar o Desenvolvimento Acadêmico:
    • Adaptar o conteúdo curricular conforme as necessidades individuais.
    • Implementar métodos de ensino diferenciados, como o ensino individualizado e o uso de tecnologia assistiva.
  5. Desenvolver Habilidades Sociais e Emocionais:
    • Realizar atividades que promovam a interação social e a empatia.
    • Incluir exercícios de reconhecimento e expressão das emoções.

Conclusão: A construção e organização de uma rotina estruturada para estudantes com TEA e deficiência intelectual é fundamental para seu desenvolvimento integral. Este plano visa criar um ambiente educacional acolhedor e previsível, facilitando o aprendizado e a interação social dos alunos, garantindo que todos tenham as mesmas oportunidades de crescimento e sucesso.

🌟 Juntos, construímos um caminho inclusivo para o aprendizado e desenvolvimento de cada estudante. 🌟